Política Pirata. Pirate Politics.

Política Pirata. Pirate Politics. Por que este blog tem esse nome estranho, 'Política Pirata'... or 'Pirate Politics'? Para estarmos atentos da enormidade do que há de pirataria na política. Afinal, é a Política que faz a mediação entre dois campos de atuação do diabo: o Dinheiro (Economia) e a Guerra...

Desterrada a justiça, que é todo o reino senão pirataria? (Santo Agostinho)

O amor antes do poder Love before power
Então o Amor com o poder Then Love with power
Para destruir o Poder sem amor.
To destroy (the) Power without love.

"The Ocean is my church and my playground."

A política e o mundo só vão mudar quando nós mudarmos por dentro, e agirmos de acordo. E isso pode ir começando hoje; pense bem... Vamos nos perguntar se o que o nosso coração sente, o que a nossa cabeça pensa, o que nossa boca fala, e o que nossas mãos fazem... é AMOR... Nossos pensamentos, palavras e ações passam pelas peneiras da VERDADE, da BONDADE e da NECESSIDADE?

"The boisterous sea of liberty is never without a wave." (Thomas Jefferson, Oct.20th, 1820)

"Ninguém pode servir a dois senhores: não podeis servir a Deus e ao dinheiro"... (Lucas 16.13; Mateus 6.24)

"Mudar o mundo, amigo Sancho, não é loucura, nem utopia... É justiça!" (Dom Quixote de la Mancha, Miguel de Cervantes)

"Uma nação que valoriza seus privilégios acima de seus princípios, está a caminho de perder ambos." (Dwight Eisenhower)

"Para encontrar a solução de um problema, é preciso - primeiro - mudar a consciência que produziu o problema." (Albert Einstein)

terça-feira, 11 de novembro de 2014

ESCRAVIDÃO: 20 de novembro: Dia da Consciência Negra: AMOR e ÓDIO


20 de novembro: Dia da Consciência Negra

A Câmara Municipal de Curitiba instituiu o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra, já vigente em outros municípios brasileiros.
Em 2013, seria comemorado pela primeira vez. No entanto, o Tribunal de Justiça do Paraná, em decisão liminar, atendendo pedido da ACP - Associação Comercial do Paraná e do SINDUSCON-PR - Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná, suspendeu, no início de novembro do ano passado, a comemoração do feriado, em Curitiba e Londrina - PR.
Alegam-se prejuízos à indústria e ao comércio, bem como que, se fosse esse o caso, outras etnias deveriam também ser contempladas. Em Curitiba, outras etnias têm forte representação na comunidade, como poloneses, alemães, italianos, ucranianos, árabes, israelitas, japoneses (também fortemente presentes no norte do Estado) e outros "menos votados"... E que dizer do índio, então?
Ocorre que a questão central é outra. E é uma questão central da humanidade, persistente e ainda insolúvel: a ESCRAVIDÃO. Presente nos relatos bíblicos, presente no Império Romano, presente na Idade Média, presente no início da Revolução Industrial e presente no "estado de coisas" ainda vigente no Brasil e em boa parte da (des)humanidade.
Este talvez o maior "cancro" humano. Esta, talvez, a maior das corrupções. Esta, talvez, (para usar um termo muçulmano) a "Jihad Maior" (os islamitas distinguem a "Grande Jihad" e a "Jihad Menor"; veja o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jihad) que tenhamos ainda que enfrentar. Aí reside a enorme importância, para o Brasil, do "Dia da Consciência Negra".
Dia este que não pode ser, sabemos, o 28 de setembro da Lei do Ventre Livre (1871), muito menos o mesmo 28 de setembro da Lei dos Sexagenários (1885), ou ainda o 13 de maio da Lei Áurea (1888), porque, infelizmente "jogaram" os escravos em renovadas "roubadas", por não lhes concedermos (mesmo que gradualmente), por séculos e séculos, a ajuda necessária; ao contrário, o que se via era escravidão, opressão e exploração. Ou mesmo porque, em tempos mais modernos, nunca se viu uma colaboração verdadeiramente coordenada e solidária, para construir, com prioridade, a estrutura necessária para a libertação de pais e filhos...
Quanto às (também) meritórias reivindicações do comércio, da indústria, prestadores autônomos de serviços, pequenos empresários e seus assemelhados (das assim chamadas "classes produtoras"):
Bem, pessoal... Vamos com calma; e sabedoria... Assim, vive-se mais e melhor... E com maior segurança... Há outras 3 centenas de dias, durante o ano, para recuperar produção e vendas... Os países mais produtivos, como USA, Alemanha e Japão, não têm menos feriados que o Brasil... Aqueles mais "aferrados ao trabalho" podem - sempre - aproveitar o dia para trabalhar ainda mais, colocando o serviço "em dia"...


Aproveitando para lembrar os mais "renitentes"; e explicar também um pouco do também renitente "saudosismo" de alguns pelas ditaduras: nos tempos de Espártaco [(Spartacus, em latim), que viveu de 109 A.C. a 71 A.C., gladiador, líder da mais célebre revolta dos escravos da Roma antiga], os escravos não votavam... Hoje, a maior parte dos escravos (menos os "enjaulados"), têm direito a voto...
Importante salientar que esse, e outros problemas graves das nossas sociedades, JAMAIS vão se resolver pelo ÓDIO. Não. A resposta está na SOLIDARIEDADE e na COLABORAÇÃO. A resposta, sempre, estará no AMOR...

Veja o link:
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/11/19/stf-e-tj-derrubam-feriados-da-consciencia-negra-em-curitiba-e-londrina.htm

O vídeo abaixo é, também, muito ilustrativo desta realidade (do presente e do passado); uma realidade muito brasileira; mas também muito presente, ainda, na África e no mundo (pelo menos 6 milhões de pessoas pessoas morreram, nos últimos anos, na guerra do Congo; um brasileiro, o general Santos Cruz, está comandando as forças da ONU).

Veja o link (comandante brasileiro no Congo):
http://www.defesanet.com.br/africa/noticia/17326/Mandato-do-general-Santos-Cruz-em-missao-da-ONU-no-Congo-e-renovado-/

E o Link do vídeo (no You Tube), se o plug-in não for suportado no seu aparelho/computador:
www.youtube.com/watch?v=3S19s7cg4-Y