Política Pirata. Pirate Politics.

Política Pirata. Pirate Politics. Por que este blog tem esse nome estranho, 'Política Pirata'... or 'Pirate Politics'? Para estarmos atentos da enormidade do que há de pirataria na política. Afinal, é a Política que faz a mediação entre dois campos de atuação do diabo: o Dinheiro (Economia) e a Guerra...

Desterrada a justiça, que é todo o reino senão pirataria? (Santo Agostinho)

O amor antes do poder Love before power
Então o Amor com o poder Then Love with power
Para destruir o Poder sem amor.
To destroy (the) Power without love.

"The Ocean is my church and my playground."

A política e o mundo só vão mudar quando nós mudarmos por dentro, e agirmos de acordo. E isso pode ir começando hoje; pense bem... Vamos nos perguntar se o que o nosso coração sente, o que a nossa cabeça pensa, o que nossa boca fala, e o que nossas mãos fazem... é AMOR... Nossos pensamentos, palavras e ações passam pelas peneiras da VERDADE, da BONDADE e da NECESSIDADE?

"The boisterous sea of liberty is never without a wave." (Thomas Jefferson, Oct.20th, 1820)

"Ninguém pode servir a dois senhores: não podeis servir a Deus e ao dinheiro"... (Lucas 16.13; Mateus 6.24)

"Mudar o mundo, amigo Sancho, não é loucura, nem utopia... É justiça!" (Dom Quixote de la Mancha, Miguel de Cervantes)

"Uma nação que valoriza seus privilégios acima de seus princípios, está a caminho de perder ambos." (Dwight Eisenhower)

"Para encontrar a solução de um problema, é preciso - primeiro - mudar a consciência que produziu o problema." (Albert Einstein)

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Repensando o Transporte Coletivo em Curitiba: parte 1/5: ou "Para encontrar a solução de um problema, é preciso mudar a consciência que produziu o problema"...




De outubro de 2010, quando vendi o Classic da Chevrolet, até o final de junho de 2011, quando comprei na Fórmula Renault da Marechal Floriano o meu Clio, fiquei "a pé", de bicicleta (um pouco), de taxi (muito pouco também) e de transporte coletivo (ônibus)... Foram 8 meses "obrigado" a usar o transporte coletivo... Fui, portanto, parodiando o Urbenauta Eduardo Fenianos, um URBSnauta...

Assim, vou lhes passar um pouco da minha experiência:
1 - O problema do trabalhador com o transporte coletivo é, principalmente, de TEMPO; TEMPO e TEMPO... É muito tempo entre sair de casa e chegar no trabalho. Por isso, principalmente, o uso do carro... e o sofrimento... Uma vez, saindo do Água Verde para além do Pinheirinho, fiz em 4 horas e meia, usando (ida e volta) quatro ônibus (e andando bastante a pé, e ainda muita espera em ponto e terminal...), o que, de carro, faria em 1 hora e meia... A diferença fica por conta, principalmente, de muita espera e da necessidade de muita caminhada...
2 - Como melhorar isso?
O Expresso até que funciona bem... SE VOCÊ CHEGAR NO EXPRESSO, DAÍ É RÁPIDO, MUITO RÁPIDO! Então, é BOM PARA QUEM TRABALHA E MORA PERTO DA LINHA DO EXPRESSO!.. E o metrô, pelo que sei, apenas substituiria o Expresso... O problema são os Alimentadores, Interbairros, etc... Há poucas linhas, percursos longos, muita, MUITA espera, obriga a andar muito a pé... Além disso, com tantos "transfers" fica caro, muito caro... Acaba sendo mais barato ter carro. E, principalmente, PERDE-SE MUITO TEMPO SEM CARRO!...
3 - Algumas Soluções?
Novos percursos de transporte (intra-bairros), de van ou micro-ônibus ou bike, ou bike elétrica ou... Vans de aluguel... ou Mototaxis em vias exclusivas para motos... Mini-taxis... Vias expressas de bike... Transporte escolar solidário... Incentivos à solidariedade... ou... Tudo que se puder pensar... Baratear os taxis, tirando a exclusividade dos concessionários atuais... Trincheiras para o fluxo contínuo dos Expressos... Sincronização de semáforos... Desalinhamento das estações-tubo para permitir as ultrapassagens... Organização de TRANSPORTE SOLIDÁRIO...
Melhorar (e muito) o fluxo de veículos... Dificultar os veículos no Centro...
Novos estacionamentos...
Há muito que fazer...
E tudo isso pode ser BEM FEITO!!
4 - BIKES
Sabem onde é melhor para andar de bike? NA CANALETA DOS EXPRESSOS!! Aí você não perde tempo!
E por que não se usa muito as bikes para ir trabalhar? Por dois motivos básicos:
a) Não é seguro;
b) Não tenho onde "me trocar" (vestiários e banho).
Que tal pensar um pouco e resolver isso? É só juntar algumas "cabeças"... Vias expressas, troca de roupa e banho... e sugestões sérias dos usuários de bike...
5 - TRABALHO PERTO DE CASA
O Arquiteto e Urbanista Jaime Lerner, nosso Eterno Prefeito, dizia - há muito tempo atrás - que as pessoas precisam trabalhar perto de onde moram. Que tal CRIAR INCENTIVOS (inclusive econômicos) para as empresas ajudarem nisso? Que tal LEVAR ISSO A SÉRIO??
6 - ZONA SUL
É 2/3 de Curitiba, em área territorial e população: Uberaba, Boqueirão, Alto Boqueirão, Sítio Cercado, Tatuquara, Campo de Santana, Umbará, CIC. E é a grande região ainda a ser ocupada, no Município. Além disso, a mais desfavorecida pelos serviços públicos. Precisa ser priorizada. Nesta região, pode estar se desenhando o futuro de Curitiba: uma terra de gente solidária, uma cidade mais e mais humana, descentralizada, ou uma "Nova São Paulo"...
Não é hora também de agir com muita seriedade e incentivar novas cidades e novos centros no interior para diminuir o inchaço das Capitais? Não é chegada a hora de colocar verdadeiramente em prática a solidariedade, nas soluções públicas?
7 - METRÔ
O metrô talvez seja uma obra necessária, mas é preciso estudar bem, colocando diversas alternativas... Para a maior parte da população, não será solução, com toda certeza... Pode colaborar (ou até atrapalhar...), mas há muito mais a fazer... Os primeiros metrôs surgiram há um século e meio... O conceito de 'luta de classes' também... Não é tempo de deixarmos para trás essas 'coisas'?? Essa 'mania' de buscar soluções no passado??

Bom, escrevi esse POST em uns 15 minutos, isso foi saindo, porque sei um pouco do que estou falando... Mas há muito mais que pode ser feito... Mãos à obra?? E cabeças pensando??