[Clique para AMPLIAR] |
Henri Lefebvre (1901-1991) foi um filósofo e sociólogo francês. Notável, entre muitos outros motivos e razões de toda uma vida, pelos seus estudos sobre o Espaço Urbano, tendo cunhado a expressão "O Direito à Cidade", mesmo título de um de seus (muitos) livros.
Nunca me esqueci, especialmente (embora tenha lido o livro na década de 70), de um raciocínio em que diz que "A utopia da direita é a cidade cibernética; e a utopia da esquerda é o paraíso ecológico."
Imaginemo-nos, no futuro, explorando o espaço sideral, e construindo novas cidades alhures, longínquas, fora de nosso habitat natural...
Poderemos ser felizes (e, tão importante quanto, poderão nossos filhos e netos sobreviver com decência) se, para fazer isso, para produzir todo o avanço tecnológico necessário, um avanço tecnológico que tem sido a marca da nossa moderna civilização, desrespeitarmos e destruirmos o nosso planeta Terra e seus habitantes, e fizermos (como temos feito) sofrer a maior parte da humanidade, inclusive produzindo guerras após guerras e enorme desajustes urbanos e sociais? Mais ainda, desvalorizando o ser humano e criando uma ditadura (de iludidos e ilusórios 'semi-deuses') intermediada por computadores e robôs??
Que loucura é essa??
Há escolhas a fazer... E o caminho certo (o da felicidade) passa também pelo coração...
Entrevista com Henri Lefebvre - 1972 (Com legendas para o Português)
Right to the City: Direito à Cidade: Henri Lefebvre and David Harvey
"Morre-se por direitos. Por privilégios, mata-se."
"É necessário humanizar o Estado, o Socialismo, o Mercado, o Capitalismo e a Democracia. E criar novas estruturas, mais equilibradas."
"É necessário humanizar o Estado, o Socialismo, o Mercado, o Capitalismo e a Democracia. E criar novas estruturas, mais equilibradas."