Política Pirata. Pirate Politics.

Política Pirata. Pirate Politics. Por que este blog tem esse nome estranho, 'Política Pirata'... or 'Pirate Politics'? Para estarmos atentos da enormidade do que há de pirataria na política. Afinal, é a Política que faz a mediação entre dois campos de atuação do diabo: o Dinheiro (Economia) e a Guerra...

Desterrada a justiça, que é todo o reino senão pirataria? (Santo Agostinho)

O amor antes do poder Love before power
Então o Amor com o poder Then Love with power
Para destruir o Poder sem amor.
To destroy (the) Power without love.

"The Ocean is my church and my playground."

A política e o mundo só vão mudar quando nós mudarmos por dentro, e agirmos de acordo. E isso pode ir começando hoje; pense bem... Vamos nos perguntar se o que o nosso coração sente, o que a nossa cabeça pensa, o que nossa boca fala, e o que nossas mãos fazem... é AMOR... Nossos pensamentos, palavras e ações passam pelas peneiras da VERDADE, da BONDADE e da NECESSIDADE?

"The boisterous sea of liberty is never without a wave." (Thomas Jefferson, Oct.20th, 1820)

"Ninguém pode servir a dois senhores: não podeis servir a Deus e ao dinheiro"... (Lucas 16.13; Mateus 6.24)

"Mudar o mundo, amigo Sancho, não é loucura, nem utopia... É justiça!" (Dom Quixote de la Mancha, Miguel de Cervantes)

"Uma nação que valoriza seus privilégios acima de seus princípios, está a caminho de perder ambos." (Dwight Eisenhower)

"Para encontrar a solução de um problema, é preciso - primeiro - mudar a consciência que produziu o problema." (Albert Einstein)

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Utopias

[Clique para AMPLIAR]

Henri Lefebvre (1901-1991) foi um filósofo e sociólogo francês. Notável, entre muitos outros motivos e razões de toda uma vida, pelos seus estudos sobre o Espaço Urbano, tendo cunhado a expressão "O Direito à Cidade", mesmo título de um de seus (muitos) livros.
Nunca me esqueci, especialmente (embora tenha lido o livro na década de 70), de um raciocínio em que diz que "A utopia da direita é a cidade cibernética; e a utopia da esquerda é o paraíso ecológico."

Imaginemo-nos, no futuro, explorando o espaço sideral, e construindo novas cidades alhures, longínquas, fora de nosso habitat natural...

Poderemos ser felizes (e, tão importante quanto, poderão nossos filhos e netos sobreviver com decência) se, para fazer isso, para produzir todo o avanço tecnológico necessário, um avanço tecnológico que tem sido a marca da nossa moderna civilização, desrespeitarmos e destruirmos o nosso planeta Terra e seus habitantes, e fizermos (como temos feito) sofrer a maior parte da humanidade, inclusive produzindo guerras após guerras e enorme desajustes urbanos e sociais? Mais ainda, desvalorizando o ser humano e criando uma ditadura (de iludidos e ilusórios 'semi-deuses') intermediada por computadores e robôs??

Que loucura é essa??

Há escolhas a fazer... E o caminho certo (o da felicidade) passa também pelo coração...

Entrevista com Henri Lefebvre - 1972 (Com legendas para o Português)


Right to the City: Direito à Cidade: Henri Lefebvre and David Harvey

"Morre-se por direitos. Por privilégios, mata-se."

"É necessário humanizar o Estado, o Socialismo, o Mercado, o Capitalismo e a Democracia. E criar novas estruturas, mais equilibradas."