CIRO GOMES: Entrevista à TVE Bahia em 07 de novembro de 2017:
O cearense de Pindamonhangaba (SP), Ciro Gomes, tem anos de experiência nos governos municipal, estadual e federal; e, depois de 35 anos na política, conhece como poucos os problemas brasileiros. Mas precisará controlar, e muito, seus momentos de intemperança, que remetem ao autoritarismo dos donos da verdade, para ter chances na corrida presidencial.
Além de costurar acordos que não serão nada fáceis de fechar e/ou executar.
"Sem sorte (e competência) não se come nem um Chicabom." (Nelson Rodrigues; quanto à 'competência', é o óbvio ululante...)
De toda forma, convenhamos, não está fácil ajudar o Brasil (e o mundo), quando a ignorância, os enganos, a pretensão, as más intenções e a estupidez nos rondam. E, para cada lado que se olha, o que se vê é cada um olhando o próprio umbigo; e, por extensão, apenas o que supõe serem os seus próprios interesses, esquecendo os demais, ou julgando os demais (inclusive os desvalidos) com a sua própria régua; e - mais - esquecendo que os que mais recebem (é a 'benignidade imerecida', que recebemos como presente de Deus), mais serão cobrados, e - portanto - maiores responsabilidades e maiores contas terão a apresentar para exame, na hora que se apresentarem ao Julgamento. Afinal, receberam maior crédito...