Política Pirata. Pirate Politics.

Política Pirata. Pirate Politics. Por que este blog tem esse nome estranho, 'Política Pirata'... or 'Pirate Politics'? Para estarmos atentos da enormidade do que há de pirataria na política. Afinal, é a Política que faz a mediação entre dois campos de atuação do diabo: o Dinheiro (Economia) e a Guerra...

Desterrada a justiça, que é todo o reino senão pirataria? (Santo Agostinho)

O amor antes do poder Love before power
Então o Amor com o poder Then Love with power
Para destruir o Poder sem amor.
To destroy (the) Power without love.

"The Ocean is my church and my playground."

A política e o mundo só vão mudar quando nós mudarmos por dentro, e agirmos de acordo. E isso pode ir começando hoje; pense bem... Vamos nos perguntar se o que o nosso coração sente, o que a nossa cabeça pensa, o que nossa boca fala, e o que nossas mãos fazem... é AMOR... Nossos pensamentos, palavras e ações passam pelas peneiras da VERDADE, da BONDADE e da NECESSIDADE?

"The boisterous sea of liberty is never without a wave." (Thomas Jefferson, Oct.20th, 1820)

"Ninguém pode servir a dois senhores: não podeis servir a Deus e ao dinheiro"... (Lucas 16.13; Mateus 6.24)

"Mudar o mundo, amigo Sancho, não é loucura, nem utopia... É justiça!" (Dom Quixote de la Mancha, Miguel de Cervantes)

"Uma nação que valoriza seus privilégios acima de seus princípios, está a caminho de perder ambos." (Dwight Eisenhower)

"Para encontrar a solução de um problema, é preciso - primeiro - mudar a consciência que produziu o problema." (Albert Einstein)

quarta-feira, 25 de maio de 2016

TRISTE BAHIA, ÚTERO DO BRASIL

Ritual antropofágico desenhado por Theodore de Bry (1528-1598)

TRISTE BAHIA, ÚTERO DO BRASIL

Tocha olímpica recebeu ontem as bençãos na Igreja do Bonfim. Lembrei-me do Bispo Sardinha, que chegou a São Salvador da Bahia de Todos os Santos em 1551, vindo de Portugal; das suas dissensões com o Governador Geral do Brasil, Duarte da Costa, também sediado na então capital Salvador, e cujo filho Álvaro maltratava, costumeiramente, os indígenas, mas prevaricava com as índias; da oposição do bispo aos rituais tabagistas dos indígenas americanos, que começavam a ser assimilados pelos portugueses e pelos europeus (segundo os historiadores, em 1530, plantas de tabaco teriam sido levadas para a Europa e cultivadas pela família real portuguesa por seu aspecto ornamental e por sua função medicinal); e ao relacionamento sexual, muitas vezes forçado, dos portugueses com as nativas de Pindorama, já então (pelo que se sabe), terra nomeada de Brasil; do seu mal explicado naufrágio no litoral baiano, em 1556, quando voltava a Portugal para levar suas queixas a El Rey; e do seu aprisionamento e suposta deglutição antropofágica, em churrascada patrocinada pela tribo baiana dos Caetés, cujo episódio serviu, conforme relatos históricos, para o extermínio de oitenta mil índios pelas tropas sob as ordens do ofendido (e 'moralizante') Governador.

[Clique para AMPLIAR]