Política Pirata. Pirate Politics.

Política Pirata. Pirate Politics. Por que este blog tem esse nome estranho, 'Política Pirata'... or 'Pirate Politics'? Para estarmos atentos da enormidade do que há de pirataria na política. Afinal, é a Política que faz a mediação entre dois campos de atuação do diabo: o Dinheiro (Economia) e a Guerra...

Desterrada a justiça, que é todo o reino senão pirataria? (Santo Agostinho)

O amor antes do poder Love before power
Então o Amor com o poder Then Love with power
Para destruir o Poder sem amor.
To destroy (the) Power without love.

"The Ocean is my church and my playground."

A política e o mundo só vão mudar quando nós mudarmos por dentro, e agirmos de acordo. E isso pode ir começando hoje; pense bem... Vamos nos perguntar se o que o nosso coração sente, o que a nossa cabeça pensa, o que nossa boca fala, e o que nossas mãos fazem... é AMOR... Nossos pensamentos, palavras e ações passam pelas peneiras da VERDADE, da BONDADE e da NECESSIDADE?

"The boisterous sea of liberty is never without a wave." (Thomas Jefferson, Oct.20th, 1820)

"Ninguém pode servir a dois senhores: não podeis servir a Deus e ao dinheiro"... (Lucas 16.13; Mateus 6.24)

"Mudar o mundo, amigo Sancho, não é loucura, nem utopia... É justiça!" (Dom Quixote de la Mancha, Miguel de Cervantes)

"Uma nação que valoriza seus privilégios acima de seus princípios, está a caminho de perder ambos." (Dwight Eisenhower)

"Para encontrar a solução de um problema, é preciso - primeiro - mudar a consciência que produziu o problema." (Albert Einstein)

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

One Day (in Jerusalem) - Matisyahu




                                       
                                          One Day - Matisyahu - Tradução:

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Antônio Ermírio de Moraes (1928-2014)

Antônio Ermírio de Moraes
















      Faleceu na noite deste domingo Antônio Ermírio de Moraes (1928-2014). Foi um grande empresário (maior acionista do Grupo Votorantim; principais atividades: cimento e alumínio), talvez o maior dos empresários brasileiros de sua época. A par de suas atividades empresariais, nunca deixou de ser um homem simples, preocupado com as pessoas simples, com o Brasil e com a benemerência, na sua amada Beneficência Portuguesa de São Paulo, da qual foi o maior benemérito e eterno Presidente de Honra. Deixa a mulher, Maria Regina de Moraes, e nove filhos.

Para conhecer um pouco mais da vida de Antônio Ermírio, veja os links:

http://www.beneficencia.org.br/Arquivos/Download/Upload/2492.pdf

O invulgar Antônio Ermírio, em Carta Capital:

http://www.cartacapital.com.br/revista/815/o-invulgar-antonio-ermirio-5511.html

E as últimas notícias, análises, blogs, slideshows e matérias multimídia sobre Antônio Ermírio de Moraes publicadas por EXAME.com em:

http://exame.abril.com.br/topicos/antonio-ermirio-de-moraes

Um (só um...) Retrato do Brasil e do Paraná: Rebelião na Penitenciária de Cascavel

Rebelião na Penitenciária de Cascavel














A notícia

"O Departamento Penitenciário do Paraná (DEPEN), órgão do Governo do Estado, informou que pelo menos quatro detentos morreram durante uma rebelião na Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC), no oeste do Paraná. Dois deles foram decapitados, e outros dois morreram após serem atirados de cima do telhado na PEC. Há relatos de mais feridos, mas o número não foi confirmado pelo DEPEN."

Meu comentário:

Barbárie.

NO BRASIL
Ainda na primeira infância, assisti minha mãe (que era educadora, de profissão) repreendendo um aluno que "torturava" um pequeno animal; no caso, um inseto. Ela disse ao menino que matasse o animal, mas não maltratasse... Para mim, esse episódio longínquo diz muito sobre o respeito à vida. Tratava-se de um animal, inferior na escala evolutiva, um inseto; mas um ser vivo. Que dizer, então, de um ser humano?? 
Diz também sobre a Cultura da Tortura e da Violência. E faz pensar sobre os nossos Poderes Legislativo e Judiciário. Sim, porque - com alta dose de hipocrisia e suposto "cristianismo" - não aceitamos a "pena de morte", mas não somos capazes de garantir a dignidade da vida humana. Ao mesmo tempo, assistimos 50 mil assassinatos por ano (80% de jovens do sexo masculino) e outros 50 mil mortos na violência do trânsito. Somos, pois, uma sociedade violenta, sob um manto de cordialidade (executiva, legislativa e judiciária). Nossa cultura (que precisa ser da paz; e, por isso, punindo a violência), bem como nossos arcabouço jurídico e penal, desafinada e concertadamente, conduzem essa situação.
Em outras palavras, nossa cultura mais que arraigada, bem como nossos Legislativo e Judiciário (subprodutos), acabam levando à violência ao arrepio da lei, praticada pelo próprio Estado (aí, representado pelo Executivo), que - não dando conta de suas obrigações - "mete os pés pelas mãos"...

NO PARANÁ
A Penitenciária  de Cascavel é da responsabilidade do Governo do Estado.
O Estado, apesar das dificuldades, vinha apresentando - historicamente - índices melhores que os dos outros Estados, inclusive na área de Segurança. Não é mais o que acontece.
Algumas informações relevantes sobre este episódio:
A penitenciária abrigava, no momento da rebelião, 1040 detentos. Foi programada para ser atendida por 200 agentes penitenciários. No momento da rebelião, ao que se sabe, durante o café da manhã, operava com apenas 9 agentes. Isso sem que tivesse ocorrido a instalação e disponibilização de dispositivos eletrônicos que pudessem diminuir a necessidade de pessoal. Acresce a isso que os fornecedores do Estado estão com os seus recebimentos atrasados.
São dados importantes. Como se diz, "para bom entendedor, meia palavra basta"...

domingo, 24 de agosto de 2014

D-US ESTÁ NAS COINCIDÊNCIAS...

[clique para Ampliar]
Conheci 7 sábios: um rabino, um pastor, um padre, um missionário, um sheik, um guru e um monge; todos muito bons...
A maior coincidência?
Todos frequentavam um mesmo lugar.
O nome desse lugar?
Google...: "Onde quem procura acha"...
- Até o Wally... (esse é fácil...)

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Politics "as usual" no Rio de Janeiro [Isso é mesmo Política; e Imprensa?]: 7/11/2013 - Garotinho rasga O Globo em Plenário + Cidinha Campos: A Verdadeira História do Garotinho + Deputado Paulo Ramos sobre Cidinha













Perguntar não ofende: Já não é hora do "universo político brasileiro" melhorar??



Cidinha Campos: A Verdadeira História do Garotinho - Partes 1 e 2
                                                                            Parte 1
Parte 2
Deputado Paulo Ramos sobre Cidinha Campos


quarta-feira, 20 de agosto de 2014

EARTH OVERSHOOT DAY - Dia de Sobrecarga da Terra













A PARTIR DE HOJE, ENTRAMOS NO CHEQUE ESPECIAL

Ontem, dia 19 de agosto, foi o Dia de Sobrecarga da Terra 2014 ("Earth Overshoot Day", em inglês). Significa que os recursos do planeta, para este ano, esgotaram-se, pelo ultra-consumismo. A partir de hoje, dia 20 de agosto, "entramos no cheque especial"... Ou seja, em menos de oito meses deste ano de 2014, usamos a totalidade dos recursos naturais que o Planeta é capaz de produzir em um ano. Desde o ano 2000, a data surge cada vez mais cedo: em 2000, "caiu" em 1.º de outubro; o que quer dizer que estamos consumindo cada vez mais, e que falta, cada vez mais, Terra. Ou, seja, a continuar assim, estamos acabando com o Planeta...
E só se fala em crescimento do PIB. Lembrando: produção de armamentos é PIB (mas é para a destruição); produção de automóveis é PIB (e produz a maior parte da poluição da atmosfera); alimentos comprovadamente danosos à saúde são PIB; cigarros e bebidas alcoólicas são PIB; produtos supérfluos produzem PIB. A escolha é nossa: nossos governos, que "regem" a Economia, precisam começar a dirigir mais o consumo pensando na sustentabilidade.
Quando vamos diminuir (até parar) a produção e o consumo predatórios e - até - criminoso??
Lembrando que só se consome o que se produz...

Veja mais nos links:
www.worldwildlife.org/pages/overshoot-day

http://www.akatu.org.br/Temas/Sustentabilidade/Posts/A-Terra-no-vermelho-ja-extrapolamos-a-cota-de-recursos-naturais-do-ano

http://www.minnpost.com/earth-journal/2014/08/its-earth-overshoot-day-annual-marking-our-overconsumption
Brasil ainda é Credor em Biocapacidade. Veja no link acima: Credores e Devedores.

Mas, apesar de Credores (porque temos abundantes Recursos Naturais), mais e mais nos aproximamos da Linha Vermelha. E nós, que somos também um dos países com maior Biodiversidade, precisamos dar Exemplo e ser Referência. Se, com esta abundância de Recursos, temos a nossa Enormidade de Problemas Sociais, como seria (ou será) se esgotarmos os recursos naturais?


domingo, 17 de agosto de 2014

O silêncio de Frida - Cida Moreira & João Leopoldo


Frida Kahlo



Para entender melhor essa letra e música, é bom conhecer a vida e obra de Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón, mexicana, pintora, filha de pai alemão (de ascendência judaica e húngara, segundo Frida) e mãe mexicana (de ascendência espanhola e indígena); nasceu e veio a morrer em Coyoacán, na época uma pequena cidade (e hoje parte do Distrito Federal) nos arredores da cidade do México (viveu de 1907 a 1954). Sua casa familiar, conhecida como "Casa Azul", é hoje o Museu Frida Kahlo.

Sua vida foi extremamente conturbada. Contraiu poliomielite aos seis anos, o que lhe deixou sequelas, ainda na infância. Enquanto na Escuela Nacional Preparatoria, pretendendo estudar medicina na universidade, sofreu grave acidente de trânsito, que veio a não deixá-la ter filhos, devido à perfuração ocorrida no útero e que, anos depois, tornou-a paraplégica.

Foi casada com Diego Rivera, pintor muralista e militante político, também mexicano.


O MON - Museu Oscar Niemayer, em Curitiba, está hospedando - até 2 de novembro de 2014 - a Exposição "Frida Kahlo - As Suas Fotografias", com grande afluência de público. Traz um total de 240 fotografias, que fazem parte do acervo da artista.


Van Morrison - And The Healing Has Begun








And The Healing Has Begun

Van Morrison 


And we'll walk down the avenue again
And we'll sing all the songs from way back when
And we'll walk down the avenue again and the healing has begun 

And we'll walk down the avenue in style
And we'll walk down the avenue and we'll smile
And we'll say baby ain't it all worthwhile when the healing has begun 

I want you to put on your pretty summer dress
You can wear your Easter bonnet and all the rest
And I wanna make love to you yes, yes, yes when the healing has begun 

When you hear the music ringin' in your soul
And you feel it in your heart and it grows and grows
And it comes from the backstreet rock & roll and the healing has begun
I want you to put on your pretty summer dress
You can wear your Easter bonnet and all the rest
And I wanna make love to you yes, yes, yes and the healing has begun 

We're gonna make music underneath the stars
We're gonna play to the violin and the two guitars
We're gonna sit there and play for hours and hours when the healing has begun 

Spoken: Wait a minute, listen, listen,
I didn't know you stayed up so late.
I just got home from a gig and I saw
you standing on the street.
Just let me move on up to this window-sill a lot yeah, I got some sherry.
You want a drop of port.
Let's move behind this door here.
Let's move on up behind this letter-box behind this door.
Let's go in your front room,
let's play this Muddy Waters record you got there,
if you just open up a little bit
and let me ease on in this backstreet jellyroll.... 

We're gonna stay out all night long
And then we're gonna go out and roam across the field
Baby you know how I feel when the healing has begun 

When the healing, when the healing
We're gonna stay out all night long
We're gonna dance to the rock & roll
When the healing when the healing has begun
Baby just let me ease on a little bit, dig this backstreet jellyroll

Link: http://www.vagalume.com.br/van-morrison/and-the-healing-has-begun.html#ixzz3AgAzkehB

Van Morrison - Sometimes we cry






Sometimes We Cry
Van Morrison
Sometimes we know, sometimes we don't
Sometimes we give, sometimes we won't
Sometimes we're strong, sometimes we're wrong
Sometimes we cry 

Sometimes it's bad when the going gets tough
When we look in the mirror and we want to give up
Sometimes we don't even think we'll try
Sometimes we cry 

Well we're gonna have to sit down and think it right through
If we're only human what more can we do
The only thing to do is eat humble pie
Sometimes we cry 

'Fore they put me in a jacket, and they take me away
I'm not gonna fake it like Johnnie Ray
Sometimes we live, sometimes we die
Sometimes we cry 

Sometimes we can't see anything straight
Sometimes everybody is on the make
Sometimes it's lonely on the lost highway
Sometimes we cry, sometimes we cry 

Gonna put me in a jacket, and take me away
I'm not gonna fake it like Johnnie Ray
Sometimes we live, sometimes we die
Sometimes we cry, sometimes we cry 

Sometimes we live, sometimes we die
Sometimes we cry, sometimes we cry

Link: http://www.vagalume.com.br/van-morrison/sometimes-we-cry.html#ixzz3AcD35R3A

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Guerra e Paz - Medo - Vida e Morte



VIVER SEM MEDO. 
ESCOLHENDO O MEDO.
TEMOR DA MORTE E TEMOR DE DEUS.
PORQUE É PRECISO TER SÓ UM POUQUINHO DE MEDO, PARA VIVER
Não existe o temor da morte. Alguns "santos", não-tão-santos, cretinos, violentos, fanáticos, bandidos, ladrões, assassinos, assaltantes, vagabundos e "competidores" dos mais variados matizes, para não falar dos melhores entre nós, todos dizem não temer a morte. Uns, isso sim, temem a pobreza, esbanjando "coragem" nessa luta, às vezes viciante; outros (às vezes cumulativamente), temem - com razão também - a doença, a mutilação ou a falta de ânimo e viço; outros ainda, temem, ou dizem temer, a Deus (mas que Deus escolhem?); outros, alijados, passam a temer a própria vida... Mas ninguém teme a morte, porque todos sabem que vão enfrentá-la, de um modo ou de outro. E a guerra prospera, como sempre, por toda a humanidade.
E, no entanto, há que temer a morte: individual e coletiva. Quando e quanto mais e mais cidadãos e dirigentes do mundo tiverem a coragem de temer a Morte, essa ceifadora de vidas, o mundo será melhor. A Paz é, sempre, um trabalho coletivo, não se faz "no individual". Como sabemos, quando um quer muito, mata o outro; ou os dois brigam... Aí está a banalidade da destruição e a força da Morte. Que, podem ter certeza, "adora" o crescimento indiscriminado do PIB e da população; e as dissenções entre nós...
Aqui, falo da primeira morte, presente no nosso dia-a-dia. E falo também da Segunda Morte, a morte espiritual, após o Julgamento... Essa, sim, é a Morte que devemos temer...
Eu creio nisso... Porque acredito que, no final, faz-se Justiça. Assim é, para mim, o encontro final, uma parte importante, muito importante, do meu relacionamento com D-us...
Em outras palavras, creio que, para ser inscrito no Livro da Vida, há que fazer por merecer...
Pois Ele é Paradoxal, não é mesmo? Não é preciso ter Medo; só uns "medinhos"...; pois não é bom esquecer de ouvir, cheirar, cuidar dos passos, tatear e olhar para os lados, quando for atravessar a rua, correr na chuva ou caminhar na floresta... E daí, então, sentir o sabor...

Presidente da Nestlé: "Água Não É Um Direito Humano Básico."



Peter Brabeck, austríaco, nascido em 1944, é Diretor-Presidente (Chairman) da Nestlé, a maior das Corporações mundiais no negócio de alimentos. Salário anual: mais de R$ 20 milhões de reais; ou mais de 14 milhões de Francos Suiços...

O ex-CEO "Vale Quanto Pesa"... (veja no vídeo abaixo...)

Se o cargo ainda existisse, seria - sem qualquer sombra de dúvida - um excelente candidato a Führer... O cargo, como se sabe, não mais existe na Alemanha ou na Áustria, e Mr. Brabeck, que é também mortal, como todos nós, pode até estar se aposentando, e mudando suas opiniões...
Muitas empresas têm aperfeiçoado sua maneira de atuar, procurando tornar o mundo mais sustentável, e a vida humana e a vida no planeta, objetos de maior valor e, com isso, tornar-nos merecedores e merecedoras de maiores cuidados.
Mas há muito o que fazer... Enquanto isso, é a guerra, e todos os seus horrores...

Algumas das "pérolas" dessa Entrevista:
"Água não é um direito humano básico";
"Nunca tivemos tantas coisas boas, nunca tivemos tanto dinheiro, nunca fomos tão saudáveis, nunca vivemos tanto quanto vivemos hoje. Temos tudo que queremos..."
"Você pode ver quão modernas são essas fábricas, altamente robotizadas, quase sem ninguém..."

NESTLÉ - "We Feed the World"...
Já estão até vendendo água para nós, brasileiros... E o que que é isso?? Melhor ficar quieto...

[A bem da verdade, também, é de se destacar que a NESTLÉ é uma empresa admirável. É detentora de marcas e produtos com nível de excelência invejável; indústrias que utilizam alta tecnologia e sistemas de comercialização e distribuição compatíveis com a sua liderança no mercado mundial; uma organização modelar... Mas isso não basta. As grandes empresas precisam adquirir a consciência de que têm no destino uma responsabilidade crescente: com a globalização, são cada vez mais - e mais - responsáveis pelos destinos do mundo... A ética dos negócios precisa - definitivamente - passar por importantes transformações, para que possamos atingir um nível mais elevado de coordenação e colaboração entre as sociedades humanas... Precisamos, cada vez mais, entender e respeitar os vizinhos, os outros, os outros povos, os desassistidos... Enquanto não pensarmos com os olhos da solidariedade, infelizmente, desgraçadamente, viveremos em guerra...]

Interessante observar também, quase no final do vídeo, o logotipo do NESCAFÉ, num caminhão. A Nestlé, para quem não sabe, é também o maior comerciante de café do mundo. Nós fazemos o "trabalho de quinta categoria" e eles... Bem... Melhor ficar quieto...

O que sobra?? Pena... 7x0 para o "Combinado" Alemanha-Áustria-França-Suiça... E aqui no Brasil, evidentemente, com um "monte de gente" (que ganha com isso, à custa do próprio povo) "incensando" a "eficiência" desses e de outros europeus; como sempre, (eles, do "hemisfério norte") com a fala mais ou menos agradável e mansa, mas carregando um "porrete" por debaixo da mesa... São muito eficientes, mesmo, é para "passar a perna" nos coitados e otários... Quem não os conhece, que os engula...
Ah, é verdade! Bem conversado... Eles deixam a gente fazer um golzinho (nem que seja "sub-empreitando" o trabalho mais sujo)...: 7x1!

Faz lembrar um pouco a finada VARIG: "Vários Alemães Reunidos Iludindo os Gaúchos"...

E isso vai continuar acontecendo, enquanto não nos unirmos, não tivermos líderes corajosos e competentes (tanto quanto os germânicos), e não nos dermos ao RESPEITO...

Aufiederhsen!! Que D-us nos proteja!!

domingo, 10 de agosto de 2014

Buemba!! Último Relatório de Análise Econômica do SATANDER!!

Amigos e clientes,
Fizemos análise do panorama, conjuntura atual e perspectivas da Economia Brasileira até o final de 2014, levando ainda em conta as eleições presidenciais de outubro e novembro deste ano. Este é o Relatório, considerando que a política tem grande influência sobre os fundamentos da economia, bem como os objetivos do Banco e dos seus Clientes Preferenciais:

A - Em tese, temos como principais fatores intervenientes:

1. O câmbio: está sob controle;
2. O desemprego tem o menor índice histórico;
3. Os juros estão em níveis anuais muitíssimo abaixo dos juros do período da administração do PSDB (1994-2002); hoje, a taxa de juros está em torno de 11% a.a. e no final do governo FHC estava em 25% a.a.;
4. A inflação está sob controle; no último mês, foi próxima de zero;
5. As bolsas voltaram a apresentar bom rendimento, tendo o índice BOVESPA acréscimo superior a 10% de janeiro a agosto de 2014; as ações da PETROBRAS subiram mais de 20%;
6. A distribuição de renda apresenta significativa melhora;
7. As exportações e importações estão sob controle, com incremento. O Brasil se tornou o maior exportador mundial de commodities das áreas agrícola e pecuária;
8. O país é democrático; a imprensa é livre; as raças e etnias coexistem e a miscigenação é uma realidade no país;
9. As verbas aplicadas na educação e na saúde são crescentes;
10. As Reservas Cambiais do Brasil (em moedas fortes) chegam a US$ 300 bilhões. No final do governo Fernando Henrique Cardoso, eram de menos de R$ 40 bilhões, e considerando as dívidas então existentes com o FMI, de menos de R$ 20 bilhões;
11. Os Investimentos em Infraestrutura são crescentes, em especial na Logística, Construção Civil e Agronegócio;
12. O Brasil é - hoje - o 5.º país do mundo em investimentos estrangeiros; não é um país com histórico de guerras.

Mas permanece uma questão, colocada por nossos clientes (em especial clientes V.I.P.), que vamos nos dedicar a resolver. A questão primordial:

B - Quais as perspectivas futuras?

Resposta: Na prática, para atingir os objetivos  a que nos propomos, é necessário:

a) Desconsiderar os itens 1 (câmbio), 2 (desemprego), 4 (inflação), 5 (bolsas de valores), 6 (distribuição de renda), 7 (exportação e importação), 8 (democracia), 9 (educação e saúde), 10 (reservas cambiais), 11 (investimentos em infraestrutura) e 12 (investimentos estrangeiros);

b) Atribuir valoração absoluta ao item 3 (juros), essencial para a finalidade maior a que nos propomos.

Desta forma, concluímos:
A vitória da Presidente Dilma, por não representar um compromisso absoluto com a rentabilidade das Aplicações Financeiras (vide item 3 acima: JUROS), finalidade maior da nossa Instituição, bem como de nossos Clientes Preferenciais, representa sensível risco para as atividades Econômicas e Financeiras (no seu sentido restrito), podendo desestimular a (nossa) Economia.

É esse o nosso Parecer.

Ass. Banco SATANDER.
Auditoria: Delutto&Bros.
Acesse o nosso INTERNET BANKING!

RsRsRsRsRsRsRsRsRsRsRsRs.
Conta outra SATANDER!!

















Otras instrucciones: Quemar después de leer (burn after reading)... Y (en el más castizo portunhol... rsrsrs) tómese 'un cuepo de cueca cuela'... 

Salud!