Política Pirata. Pirate Politics.

Política Pirata. Pirate Politics. Por que este blog tem esse nome estranho, 'Política Pirata'... or 'Pirate Politics'? Para estarmos atentos da enormidade do que há de pirataria na política. Afinal, é a Política que faz a mediação entre dois campos de atuação do diabo: o Dinheiro (Economia) e a Guerra...

Desterrada a justiça, que é todo o reino senão pirataria? (Santo Agostinho)

O amor antes do poder Love before power
Então o Amor com o poder Then Love with power
Para destruir o Poder sem amor.
To destroy (the) Power without love.

"The Ocean is my church and my playground."

A política e o mundo só vão mudar quando nós mudarmos por dentro, e agirmos de acordo. E isso pode ir começando hoje; pense bem... Vamos nos perguntar se o que o nosso coração sente, o que a nossa cabeça pensa, o que nossa boca fala, e o que nossas mãos fazem... é AMOR... Nossos pensamentos, palavras e ações passam pelas peneiras da VERDADE, da BONDADE e da NECESSIDADE?

"The boisterous sea of liberty is never without a wave." (Thomas Jefferson, Oct.20th, 1820)

"Ninguém pode servir a dois senhores: não podeis servir a Deus e ao dinheiro"... (Lucas 16.13; Mateus 6.24)

"Mudar o mundo, amigo Sancho, não é loucura, nem utopia... É justiça!" (Dom Quixote de la Mancha, Miguel de Cervantes)

"Uma nação que valoriza seus privilégios acima de seus princípios, está a caminho de perder ambos." (Dwight Eisenhower)

"Para encontrar a solução de um problema, é preciso - primeiro - mudar a consciência que produziu o problema." (Albert Einstein)

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Os Inimigos. O Sistema. Pensar é um bom começo.

O Universo requer a Eternidade. Os verbos conservar e criar, tão inimigos no mundo, são sinônimos no céu." (Jorge Luiz Borges)

Para nós, simples mortais - que vemos, o mais das vezes, a simples aparência - ser liberal, ou ser conservador; ser cristão, ou muçulmano; ser preto, ou ser branco; sérvio ou bósnio; chinês ou japonês; comunista ou fascista; "tucano" ou "petista" (e tantas coisas mais...) podem ser "coisas" excludentes. Para Deus, não (desculpa, Chefe...; olha euzinho aí falando em nome Dele...). "A luz que habita nas trevas" pensa e faz diferente. Simplesmente... porque está "um pouquinho" acima do Universo... (diz-se que Deus está no Universo, mas o Universo não está em Deus...), Ele não tem inimigos... É Eterno; tem todo o tempo do mundo... e tudo permeia... Mas não se omite (nem pode; seria transgredir suas Leis). Ele É; Só, com toda sutileza. Convida, mas não obriga. Embora "saiba", não pode interferir nas nossas responsabilidades. Somos livres, lembram-se? Nós, ao contrário, pela "macaquice" de nossos sonhos, e pela manifesta ignorância de nossos atos, talvez nos arrisquemos a "deixar de ser"... Ou, talvez, nunca tenhamos sido... Mais ainda, não aprendemos a ser (porque não nos esforçamos e, desde tempos imemoriais, apenas copiamos um certo tipo de perversão...). Depois, pomos a culpa no "Sistema" ou "no inimigo". Fácil, não? Esquecemos até que o "Sistema" somos nós. Somos nós que fazemos o "Sistema"! Só nós podemos mudar! Quando é que a nossa prioridade vai passar a ser socorrer nossos irmãos? Quando é que vamos deixar de priorizar a produção de "lixo"? Quando é que vamos deixar de nos iludir? E dar passos no sentido de viver a verdade? Como vamos fazer para conseguir dar essa "guinada", Senhor? Uma coisa é certa: primeiro, nós precisamos nos unir, e decidir o que precisa mudar (ou vice-versa...; a função da liderança é, também, dar o primeiro passo...). Então, fazer novas leis; e novas instituições, desenhadas para as novas prioridades. Precisamos fazer, começando por definir o que queremos. Em seguida, definir como faremos: que instituições serão criadas e que organizações serão extintas? Como será a transição? Quais as prioridades? O que não pode continuar? O que precisa nascer? Quais serão as novas empresas, os novos modelos? Como faremos para realizar as nossas potencialidades? Como faremos para ser verdadeiramente solidários? Como vamos mudar nossas cabeças? E nossos corações? Como é que vamos fazer para não brigarmos uns com os outros? Como é que vamos nos ajudar? Como vamos nos educar para sermos sãos e saudáveis? O exemplo não é apenas a melhor maneira de ensinar; é a única maneira de ensinar... O que vamos começar a construir agora? Quais são as suas idéias? Como colocá-las em prática? Não temos tanto tempo assim... A longo prazo, todos nós estaremos mortos...