Ética - Moral - Valores - Virtudes - Educação |
COMO UMA SOCIEDADE QUE RESPEITA MUITO POUCO OS VALORES ÉTICOS E MORAIS PODE ACHAR QUE VAI MUDAR (vai se mudar ou vai ser "mudada") PELA "EDUCAÇÃO"?
Educar sem o exemplo será, sempre, apenas um arremedo de educação. Será só teoria, sem prática... Uma demonstração a mais de que quadro-negro, computador e papel aceitam tudo...
E assim, o almejado futuro, seja lá como e quando for; mas que seja - principalmente - um futuro bem mais humano (de acordo com as virtudes que recebemos de Deus, e aquelas que desenvolvemos), estará longe, muito..., muito longe...
Será, sempre, por sucessivas repetições de uma mesma rotina, produzida em um mesmo "sistema", mais do mesmo...
Exemplo: COMO INSTITUIR UMA ÉTICA DA SAÚDE E DO TRABALHO, SE A SAÚDE NÃO FOR PREVENTIVA? "REMENDOS"; só remendos... Seria apenas "mais do mesmo"...
Precisamos colocar um pouco mais de força e de rapidez nas nossas ações. E perseverar, diante dos revezes. Avançar (no bom sentido). Avançar sempre. E nunca deixar de sonhar...
ALGUMAS REFLEXÕES (de "terceiros", a quem desde já agradeço, com pequenas adaptações, em nome da "Lei de Lavoisier"...):
MORAL E ÉTICA
"A moral e a ética são duas invenções humanas que dependem muito do espaço geográfico que você ocupa. Num país de miseráveis e aproveitadores, não é surpresa a barriga vir na frente da ética e da moral."
"Nos corrompemos com os sonhos dos bens materiais, jogamos a ética e a moral no lixo. Como cobrar excelência de comportamento da juventude?"
ESPERANÇA
"Tudo tem seu tempo determinado; há tempo (e esperança) para todo propósito debaixo do céu."
"Esperança é assim: primeiro você coloca o pé, depois Deus coloca o chão."
"Para transformar a esperança em realidade, é preciso reunir forças, mobilizar, organizar e agir."
"A esperança é cheia de confiança."
"A melhor ponte entre o desespero e a esperança é uma boa noite de sono."
VIRTUDES
"As virtudes morais são potências racionais que inclinam o homem para o bem, quer como indivíduo, quer como espécie; quer pessoalmente, quer coletivamente. Há duas ordens de moralidade: a natural e a que "vem de dentro" ou é "pré-existente". Por isso, temos duas espécies de virtudes: adquiridas e intrínsecas (existentes "desde sempre", como Deus).
Entre as virtudes adquiridas, distinguem-se principalmente quatro: prudência, justiça, fortaleza e temperança. Essas quatro virtudes são cognominadas de cardeais, por ser em redor delas que giram todas as outras, tais como a paciência, a tolerância, a brandura etc.
Entre as virtudes "pré-existentes" estão a fé, a esperança e a caridade, cognominadas de teologais, porque não são o produto de uma prática, mas dons de Deus, infusos nos seus filhos."
Para entender algumas coisas muito importantes, é preciso perceber que o mais importante é aquilo que FOI, que É e SERÁ. Isso é o que não muda. É Eterno.
E buscar se aproximar... Afinal, quem procura, acha...
E por que as virtudes teologais são teologais?? Porque sem elas, não se vai a lugar algum...