Política Pirata. Pirate Politics.

Política Pirata. Pirate Politics. Por que este blog tem esse nome estranho, 'Política Pirata'... or 'Pirate Politics'? Para estarmos atentos da enormidade do que há de pirataria na política. Afinal, é a Política que faz a mediação entre dois campos de atuação do diabo: o Dinheiro (Economia) e a Guerra...

Desterrada a justiça, que é todo o reino senão pirataria? (Santo Agostinho)

O amor antes do poder Love before power
Então o Amor com o poder Then Love with power
Para destruir o Poder sem amor.
To destroy (the) Power without love.

"The Ocean is my church and my playground."

A política e o mundo só vão mudar quando nós mudarmos por dentro, e agirmos de acordo. E isso pode ir começando hoje; pense bem... Vamos nos perguntar se o que o nosso coração sente, o que a nossa cabeça pensa, o que nossa boca fala, e o que nossas mãos fazem... é AMOR... Nossos pensamentos, palavras e ações passam pelas peneiras da VERDADE, da BONDADE e da NECESSIDADE?

"The boisterous sea of liberty is never without a wave." (Thomas Jefferson, Oct.20th, 1820)

"Ninguém pode servir a dois senhores: não podeis servir a Deus e ao dinheiro"... (Lucas 16.13; Mateus 6.24)

"Mudar o mundo, amigo Sancho, não é loucura, nem utopia... É justiça!" (Dom Quixote de la Mancha, Miguel de Cervantes)

"Uma nação que valoriza seus privilégios acima de seus princípios, está a caminho de perder ambos." (Dwight Eisenhower)

"Para encontrar a solução de um problema, é preciso - primeiro - mudar a consciência que produziu o problema." (Albert Einstein)

sábado, 7 de dezembro de 2013

ÉTICA, MORAL, VALORES, VIRTUDES E EDUCAÇÃO


Ética - Moral - Valores - Virtudes - Educação

COMO UMA SOCIEDADE QUE RESPEITA MUITO POUCO OS VALORES ÉTICOS E MORAIS PODE ACHAR QUE VAI MUDAR (vai se mudar ou vai ser "mudada") PELA "EDUCAÇÃO"?

Educar sem o exemplo será, sempre, apenas um arremedo de educação. Será só teoria, sem prática... Uma demonstração a mais de que quadro-negro, computador e papel aceitam tudo... 
E assim, o almejado futuro, seja lá como e quando for; mas que seja - principalmente - um futuro bem mais humano (de acordo com as virtudes que recebemos de Deus, e aquelas que desenvolvemos), estará longe, muito..., muito longe...
Será, sempre, por sucessivas repetições de uma mesma rotina, produzida em um mesmo "sistema", mais do mesmo...

Exemplo: COMO INSTITUIR UMA ÉTICA DA SAÚDE E DO TRABALHO, SE A SAÚDE NÃO FOR PREVENTIVA? "REMENDOS"; só remendos... Seria apenas "mais do mesmo"...

Precisamos colocar um pouco mais de força e de rapidez nas nossas ações. E perseverar, diante dos revezes. Avançar (no bom sentido). Avançar sempre. E nunca deixar de sonhar...

ALGUMAS REFLEXÕES (de "terceiros", a quem desde já agradeço, com pequenas adaptações, em nome da "Lei de Lavoisier"...):

MORAL E ÉTICA
"A moral e a ética são duas invenções humanas que dependem muito do espaço geográfico que você ocupa. Num país de miseráveis e aproveitadores, não é surpresa a barriga vir na frente da ética e da moral."
"Nos corrompemos com os sonhos dos bens materiais, jogamos a ética e a moral no lixo. Como cobrar excelência de comportamento da juventude?"

ESPERANÇA
"Tudo tem seu tempo determinado; há tempo (e esperança) para todo propósito debaixo do céu."
"Esperança é assim: primeiro você coloca o pé, depois Deus coloca o chão."
"Para transformar a esperança em realidade, é preciso reunir forças, mobilizar, organizar e agir."
"A esperança é cheia de confiança."
"A melhor ponte entre o desespero e a esperança é uma boa noite de sono."

VIRTUDES
"As virtudes morais são potências racionais que inclinam o homem para o bem, quer como indivíduo, quer como espécie; quer pessoalmente, quer coletivamente. Há duas ordens de moralidade: a natural e a que "vem de dentro" ou é "pré-existente". Por isso, temos duas espécies de virtudes: adquiridas e intrínsecas (existentes "desde sempre", como Deus).
Entre as virtudes adquiridas, distinguem-se principalmente quatro: prudência, justiça, fortaleza e temperança. Essas quatro virtudes são cognominadas de cardeais, por ser em redor delas que giram todas as outras, tais como a paciência, a tolerância, a brandura etc.
Entre as virtudes "pré-existentes" estão a fé, a esperança e a caridade, cognominadas de teologais, porque não são o produto de uma prática, mas dons de Deus, infusos nos seus filhos."

Para entender algumas coisas muito importantes, é preciso perceber que o mais importante é aquilo que FOI, que É e SERÁ. Isso é o que não muda. É Eterno.
E buscar se aproximar... Afinal, quem procura, acha...
E por que as virtudes teologais são teologais?? Porque sem elas, não se vai a lugar algum...