quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

METRÔ DE CURITIBA. Para ajudar a pensar. Transporte Coletivo em Curitiba: parte 4/5

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ATENÇÃO. ASSUNTO SÉRIO E MUITO TÉCNICO. NÃO É NEM PARA AMADORES E NEM PARA INEXPERIENTES! PENSE NISSO... SÃO QUESTÕES, PRINCIPALMENTE, DE BOM SENSO... E QUE EXIGEM UMA MUITO CONSISTENTE ANÁLISE TÉCNICA E POLÍTICA.

Nessa entrevista (de 35 minutos, para a CBN Curitiba, em 17 de janeiro de 2012), o ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, fala do Metrô e de outros assuntos do interesse de nossa Cidade. É uma EXCELENTE ENTREVISTA, de um político e técnico de grande experiência e sabedoria; muito boa para iniciar as discussões sobre o Metrô de Curitiba. Ouça a Entrevista em:

http://www.cbncuritiba.com.br/site/texto/noticia/Entrevista/4969

                                                  Arquiteto e Urbanista Jaime Lerner
                                                                                   
Abaixo, alguns trechos da entrevista, onde o renomado arquiteto e urbanista, nosso ex-prefeito e ex-governador, fala de Curitiba, de "falsos dilemas", do Metrô, de diversos outros modais, do transporte público individual (bikes e mini-carros elétricos), "bolas-foras" da última administração de Curitiba, e muito mais...:

"Na verdade, nem o carro nem o metrô são solução"...
"Uma linha (ou meia-linha) de metrô não vai resolver"...
"Hoje 120 cidades no mundo usam o BRT - Bus Rapid Transit de Curitiba"
"Hoje está se dando prioridade ao automóvel aqui em Curitiba"
"Dez, quinze anos atrás o ônibus Expresso tinha prioridade no sinal"
"O que que adianta ter o maior ônibus do mundo, ter embarque rápido, se o ônibus vai parar em cada esquina para deixar passar o automóvel?"
"Estão canibalizando o sistema de transporte público de Curitiba para justificar um metrô"
"As pessoas que pensam em metrô, pensam que o metrô vai passar na frente da casa delas...; isso não vai acontecer..."
"Londres, Paris, Moscou, Nova York, fizeram os sistemas de metrô 150 anos (Londres, antes mesmo do ônibus), 120 anos atrás (Paris), quando era mais barato trabalhar no sub-solo; você tinha redes completas..."
"84% da população de São Paulo se transporta na superfície"
"'Ou seja... 'Metronizar' a superfície"... "Até para melhorar o Metrô"...
"Grave: vai se pagar muito caro e a operação do metrô precisa ser subsidiada"
"Ou seja: significa retirar dinheiro de educação, saúde, atenção à criança, segurança"...
"Veja, o lobby que foi organizado, foi organizado para viabilizar o metrô"...
"O custo do metrô é 100 vezes mais caro por quilômetro"
"O segredo da mobilidade está em jamais competir um sistema com o outro; se tem metrô, opere bem; se tem ônibus, táxi, bicicleta, opere bem"...
"O que vai surgir cada vez mais é o transporte público individual. Você vai ter carrinhos, aqui, que vão ser usados por 30 pessoas durante o dia"...
"R$ 2 bilhões... dá para fazer de Curitiba a melhor cidade do mundo..."
"Curitiba precisa voltar a ser vanguarda"...
"País subdesenvolvido é o que compra como última novidade o obsoleto."
"Depois de uma certa idade, a gente não tem medo do ridículo. A gente diz o que pensa"...: "No Brasil, a única coisa que não falta é estádio"...
"O custo (relativo) do BRT (ônibus) é de 1 a 2; do VLT (trem leve) de 20 a 30; do Metrô é 100; e a operação precisa ser subsidiada."
"A tarifa está alta porque o índice de passageiros por quilômetro caiu"
"Em época de eleição acenam-se com coisas que já não entusiasmam em nenhum lugar do mundo"
"Lembro de uma frase que vi num muro em Lima, Peru: 'Basta de obras, Queremos sonhos'"
"Falta propor um bom sonho: para Curitiba, para o Paraná, para o País"
"Vamos perdendo a chance de realizar novos sonhos"
"Não é o mercado que pode indicar tudo"
"A pesquisa de mercado não diz muitas e muitas coisas..."
"Tá na hora de avançar"... "Não é ir atrás do que já foi"...
"O mercado é um espelho retrovisor que aponta para trás"
Com ironia, citando o político pernambucano Fernando Lyra (ex-deputado pelo MDB, PMDB, PDT e PSB; ex-ministro da Justiça do presidente Tancredo Neves, que ajudou a eleger, mantido pelo presidente José Sarney), quando, em uma ocasião, foi vaiado no Recife (na presença de Lerner): "A vaia é o aplauso dos que não concordam"...
E também Vinicius de Morais: "O sim é um descuido do não"
"Quando uma coisa é nova vai encontrar resistência"...
"Tem um jeito de ser aprovado por todo mundo: não fazer nada"
E, finalizando a AULA:
"Essa é a pergunta: 'O que você deixa'??"

Não deixe de ouvir (Jaime Lerner na CBN). Clique e acesse pelo Link: 
http://www.cbncuritiba.com.br/site/texto/noticia/Entrevista/4969

E agora, minha OPINIÃO, naturalmente que "sub judice" (livre pensar é só pensar...):

1 - O metrô custa 50 a 100 vezes o sistema atual. E terá que ser subsidiado. Mas, se for mesmo para fazer o metrô, que tal "esquecer o centro" e fazer, para começar, a linha Sul: Portão (ou Capão Raso)-CIC Sul (7 ou 5 Estações) e - talvez (se houver recursos para tanto) - ao Norte, a linha Cabral-Santa Cândida (5 Estações)?
2 - No trecho Capão Raso (ou Portão)-Cabral, que é caríssimo ["cruza" o Centro e tem grandes "subidas" e "curvas"- na Praça do Japão, do Shopping Estação até a Universidade Federal, do Passeio Público até o Alto do Cabral...; no caso específico do Metrô, implicaria na necessidade de "cavar fundo" e também de grandes "desvios" e "curvas"...; e ainda muitos outros custos e atrapalhos para a vida no centro da cidade, do Capão Raso ou Portão até o Cabral; então, "esqueça"...], continuaríamos, em toda essa área da cidade, a usar os nossos já tradicionais ônibus Expressos, melhorando muito o sistema atual e associando outros modais. Para eliminar os cruzamentos, faríamos trincheiras [melhora para os ônibus e melhora também - e muito... - para os "zombies" (automóveis)]...
Outra razão importante é que a população da região central da cidade (caso do trecho Portão-Cabral) utiliza pouco o Expresso. E por que isso? Elementar...: essa população, que vive principalmente nos prédios em volta, ou um pouquinho mais longe, tem nível sócio-econômico elevado, e usa seus... "zombies" ("as usual")... Quem usa mais o Expresso, é a "turma" que vem dos bairros mais afastados...
É preciso também atender à população que vive longe das linhas do Expresso e do Metrô; essa é a população mais sacrificada, tanto nos bairros próximos do Centro quanto nos bairros periféricos... Esse complemento (para, inclusive, "alimentar" Expressos e Metrô) precisa ser muito bem estudado, oferecendo novas alternativas de transporte rápido e estacionamento, inclusive para usos intermodais.
Muitas outras obras complementares serão necessárias; em particular, junto às Estações do Capão Raso (ou Portão) e do Cabral, para transferência do povo entre modais utilizados (especialmente o "transfer" ônibus-metrô, mas também automóveis, bikes, mini-carros, táxis, vans e outros veículos), estacionamentos para "zombies", motos, bikes etc. E ainda, também possível, a utilização comercial e empresarial, agregando valor às áreas dos Terminais, mediante verticalização.

Vantagens desta Opção de 2 linhas (seguindo algo próximo, e aproveitando ao máximo o projeto atual): a Opção da Linha Sul e da Linha Norte, "esquecendo o centro"...:
1 - gasta muitíssimo menos;
2 - faz, numa primeira etapa, uma extensão maior de metrô;
3 - prioriza a população dos bairros mais afastados, ao norte e ao sul, que são mais necessitadas de meios de transporte e de meios de transporte coletivo.

Para a região Sul, que compreende 2/3 de Curitiba, poderíamos - desde já - começar também a PROJETAR uma outra linha Sul, atendendo CIC, Tatuquara, Sítio Cercado, Alto Boqueirão, Boqueirão e Uberaba.
E, em paralelo, já projetarmos um futuro mais amplo, prevendo as demais linhas (ao Norte) e a integração com os municípios da Região Metropolitana.

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OUTRA ALTERNATIVA (SE O METRÔ FOR MESMO INEVITÁVEL): FAZER O METRÔ SÓ PARA O SUL (talvez a partir do Capão Raso). É para onde a cidade cresce, é fácil (tem espaço e a topografia ajuda; inclusive, a partir de um certo ponto, é possível que seja conveniente executar uma grande extensão pela superfície) e NÃO MEXE COM O CENTRO da cidade. Depois, no futuro, é ir interligando o Metrô com a Região Metropolitana, por vias subterrâneas ou de superfície. Também seria importante a execução de VIAS EXCLUSIVAS para BIKES e MOTOS, separadas. SÓ VIABILIZANDO OUTROS TRANSPORTES INDIVIDUAIS ALTERNATIVOS MELHORAREMOS O TRÂNSITO E DAREMOS UMA OPÇÃO REAL AO USO DO AUTOMÓVEL. O GRANDE PROBLEMA do transporte coletivo é que GASTA-SE MUITO TEMPO ao utilizá-lo. Principalmente por isso, o transporte individual é preferido; em resumo, usa-se MESMO o transporte individual PELA PRATICIDADE. Não temos, no nosso dia-a-dia, tempo a perder... VAMOS DEIXAR DETERIORAR, COM ENGARRAFAMENTOS, ATÉ MESMO O TRANSPORTE INDIVIDUAL? Só dando alternativas de transporte individual e coletivo, não deixaremos isso acontecer...
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Quem fizer isso (analisando bem qual é realmente a escolha mais criteriosa), poderá estar pavimentando o caminho para vencer as duas próximas eleições, no PARANÁ e em CURITIBA. É obra para MARCAR UMA GESTÃO, e para a nova administração MARCAR DE QUE LADO ESTÁ: obra das prioridades bem escolhidas... ou da má gestão do dinheiro público...

O povo vai julgar como está sendo considerado pelos seus mandatários; e vai julgar também os resultados...
Como deveríamos saber, VOX POPULI VOX DEI...
Mas o povo; ora, o povo... Depois, "manipulam-se" os votos... Temos tido muito disso. Os nossos políticos parecem pensar e agir assim. E o povo sente... Não é à toa que não confia nos políticos. No Brasil, no Paraná e em Curitiba, a má escolha de prioridades tem sido quase a regra; com as malversações num crescendo "geopolítico", só fazendo por aumentar, quando as decisões saem do nosso município para o Estado e, deste, para o plano Federal... Mas temos tido também administrações razoáveis. Não ouso falar em boas administrações públicas porque têm existido, sim; mas, no Brasil, as boas administrações públicas têm sido apenas raríssimas (e louváveis) exceções... Além disso, "ninguém é uma ilha"... As limitações são grandes... Uma PENA! Podemos fazer mais. Provavelmente muito mais. Afinal, há também muitos exemplos meritórios a seguir: na cidade, no estado, no Brasil e no mundo...