quinta-feira, 3 de março de 2022

UCRÂNIA E RÚSSIA. RÚSSIA E UCRÂNIA. E OS PAIS FUNDADORES, POR TRÁS, QUEM SABE, MEXENDO OS CORDÕES.

NOSSOS PRÓPRIOS INTERESSES E MEDIAÇÃO. QUESTÕES ÍNTIMAS. LÁ DO FUNDO.



NEUTRALIDADE ou ser NÃO-ALINHADO, numa determinada situação, como numa briga entre irmãos, ou entre superpotências nucleares, também é uma posição, e também envolve pressões e riscos. 

Mas colocar-se um pouco mais distante de uma situação também permite, muitas vezes, fazer seguir melhor a própria vida, defender seus próprios interesses (não os dos brigões) e até mesmo servir de MEDIADOR. E/ou, se tiver FORÇA, JUIZ. Na minha opinião, é isso. O que não quer dizer falta de SOLIDARIEDADE aos países e povos vítimas da sanha monetária e bélica dos poderosos de plantão. Esses, agem em seus próprios países ou intervindo em países vizinhos ou longínquos; normalmente, usando todo o poder mercenário e de mercenários que o dinheiro concede.

Como Regra Geral, todos eles, desde sempre, em nome da PAZ, de DEUS, da PÁTRIA, da FAMÍLIA e da LIBERDADE. E usando pessoas até BEM INTENCIONADAS, talvez.

O BRASIL e o PARANÁ - com certeza - são SOLIDÁRIOS À UCRÂNIA. Que, neste momento, está sofrendo a PERDA DE FILHOS.

Mas fica a pergunta, que me fiz já há muitos anos, e que é parte da pergunta mais geral e para o nosso íntimo, que nos faz a nossa Bíblia, quando no Primeiro Livro, o GÊNESIS, é relatado o primeiro assassinato entre IRMÃOS.

O que terá motivado mesmo, que fatos, atos e comportamentos, e sentimentos íntimos, na História entre os Irmãos ABEL e CAIM, que Brigas e que Desentendimentos ocorreram? Que sentimentos e comportamentos carregava e/ou motivava o Assassinado? E o que motivou o Assassino? Sucesso de um? Fracasso de outro? Sim, momentâneo. Pouco importaria. UM IRMÃO AJUDOU O OUTRO, NO FRACASSO? E A SOBERBA DO BEM-SUCEDIDO? QUAL A SUCESSÃO DE AFRONTAS? OU DESPREZOS? E A INVEJA ENTÃO, DE AMBOS TALVEZ? CARREGADA DESDE QUASE O BERÇO?

Essas perguntas, O LIVRO não responde. Podemos IMAGINAR. Ou DEDUZIR.

Lembremo-nos que, mais à frente, Deus explicitamente PERMITE AO ASSASSINO continuar sua vida, no Oriente, e constituir FAMÍLIA; portanto, formando um BRAÇO e uma RAIZ DA PRÓPRIA HUMANIDADE.

E Assim Caminhamos Nós. Assim Caminha a Humanidade... Todos nós, trôpegos. Até aprender.

E NÃO É UMA QUESTÃO - APENAS OU PRIMORDIALMENTE - DE SANGUE OU DE CORAÇÃO. É DE CABEÇA. INFELIZMENTE PARA OS ENVOLVIDOS. QUEM SABE, TODOS NÓS IGUALMENTE ENVOLVIDOS. 

SANGUE E CORAÇÃO, todos temos. GUERREIROS, todos somos. 

TODAS AS TRIBOS SÃO GUERREIRAS. E TODOS SANGRAMOS. Mesmo os que se enxergam como de FERRO INOXIDÁVEL e, de uma forma ou de outra, acabam por exalar e provocar mais Guerras.

É TEMPO DE COLOCAR A CABEÇA NO LUGAR. Quanto mais rápido, melhor.