domingo, 17 de agosto de 2014

O silêncio de Frida - Cida Moreira & João Leopoldo


Frida Kahlo



Para entender melhor essa letra e música, é bom conhecer a vida e obra de Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón, mexicana, pintora, filha de pai alemão (de ascendência judaica e húngara, segundo Frida) e mãe mexicana (de ascendência espanhola e indígena); nasceu e veio a morrer em Coyoacán, na época uma pequena cidade (e hoje parte do Distrito Federal) nos arredores da cidade do México (viveu de 1907 a 1954). Sua casa familiar, conhecida como "Casa Azul", é hoje o Museu Frida Kahlo.

Sua vida foi extremamente conturbada. Contraiu poliomielite aos seis anos, o que lhe deixou sequelas, ainda na infância. Enquanto na Escuela Nacional Preparatoria, pretendendo estudar medicina na universidade, sofreu grave acidente de trânsito, que veio a não deixá-la ter filhos, devido à perfuração ocorrida no útero e que, anos depois, tornou-a paraplégica.

Foi casada com Diego Rivera, pintor muralista e militante político, também mexicano.


O MON - Museu Oscar Niemayer, em Curitiba, está hospedando - até 2 de novembro de 2014 - a Exposição "Frida Kahlo - As Suas Fotografias", com grande afluência de público. Traz um total de 240 fotografias, que fazem parte do acervo da artista.