domingo, 30 de dezembro de 2012

Transporte Coletivo em Curitiba: parte 2/5


Deu na Gazeta do Povo:

Diz o ditado que se conselho fosse bom não se dava, se vendia. Mas boa parte dos ex-prefeitos de Curitiba não está nem aí para o velho adágio e, nas páginas do jornal Gazeta do Povo, edição deste domingo (30), aconselha o futuro prefeito Gustavo Fruet (PDT). A reportagem é de Daniela Neves, Rosana Félix e Rafael Waltrick.
Eles já tiveram a máquina municipal de Curitiba nas mãos e sabem quais são as dificuldades, quais os nós da prefeitura da cidade. Por isso a reportagem perguntou aos ex-prefeitos da capital paranaense que conselho dariam ao prefeito eleito, Gustavo Fruet (PDT), que recebe a estrutura pública do município no dia 1.º de janeiro. De todos os ex-prefeitos vivos, o único que decidiu não colaborar com a reportagem foi Cassio Taniguchi, prefeito entre 1997 e 2004. Veja o que os ex-prefeitos indicaram para quem está assumindo o comando da cidade:
Saul Raiz (prefeito entre 1975 e 1979) “Curitiba precisa de planejamento para o futuro. O Ippuc deve voltar a ser como era antes, com estrutura para pensar o amanhã. A luta contra o automóvel já perdemos. Não adianta fazer meia linha de metrô. É preciso separar as coisas pontuais, do dia a dia, do planejamento do futuro. É preciso ter grupos diferentes de pessoas para fazer cada coisa. Nós estamos lutando para que Curitiba não fique como São Paulo.”
Jaime Lerner (1971 a 1974, 1979 a 1983, 1989 a 1993) Urbanista e ex-prefeito por três gestões, Jaime Lerner foi o que apresentou a maior lista de conselhos. E fez questão de enumerá-los:
1 • “Deixar de pensar a cidade só para o automóvel.” 2 • “Melhorar imediatamente a qualidade do transporte coletivo; é possível.” 3 • “Abolir a exigência de estacionamento, que está encarecendo o preço da moradia.” 4 • “Colocar Curitiba de novo na vanguarda, e trazer de volta a autoestima do curitibano.” 5 • “Trazer o jovem para o centro da cidade.” 6 • “Eliminar a burocracia na aprovação de projetos. Interessa o que uma edificação significa para o entorno e não detalhes que o próprio mercado define.” 7 • “Cuidar para que as leis de uso do solo não criem uma péssima arquitetura.” 8 • “Em cada bairro uma atração, uma coisa boa.” 9 • “Começar com secretariado menor e se necessário aumentar depois.” 10 • “Aos políticos, respeito, e não intimidade.”
Roberto Requião (1986 a 1989) O senador Roberto Requião disse que não tinha exatamente um conselho para dar, mas espera que o prefeito eleito cumpra as promessas de campanha, sobretudo o aumento de 30% para o orçamento da educação.
Rafael Greca (1993 a 1996) “A terceirização excessiva é a moléstia que torna fracos os governos, consumindo sua capacidade de investir no que é novo. Deus o ajude nesse trabalho, senão será um prefeito pobre. Será feliz se não deixar o Instituto Curitiba de Informática mandar nele.”
Beto Richa (2005 a 2010)“Não tenho conselho a dar. O Gustavo tem todas as condições, está preparado, é competente para cumprir um bom mandato na capital.”
BOM, VAMOS AO QUE INTERESSA, EM ESPECIAL EM MATÉRIA DE MOBILIDADE:
Dr. Saul Raiz: Não entreguemos os pontos... "Nós estamos lutando para que Curitiba não fique como São Paulo”! Sim, nós podemos! VAMOS COLOCAR O AUTOMÓVEL NO SEU DEVIDO LUGAR... Trincheiras, melhoria dos expressos e outras linhas atuais, micro-ônibus, mini-táxis, vans, vias exclusivas para bikes [e por que não banheiros e vestiários também? (quem lembra de Pedro Lauro e seus "mictórios públicos"?); e por que não também uma mudança cultural de aceitação e até estímulo no trabalho de um vestuário mais esportivo e mais condizente com tempos de "aquecimento global"?], vale-passagem diária (um "passe-livre" diário ou mensal, para estimular o uso e baratear para os grandes usuários). Usar as "linhas do trem"... Usar outros espaços livres... "Criar" espaços... Cabeças pensando... e chegaremos lá...

Dr. Jaime Lerner: "deixar de pensar a cidade só para o automóvel"... e outros grandes conselhos... Nosso "eterno prefeito"... Mas o automóvel só vai ficar mais "paradinho na garagem" se dermos alternativas melhores e mais baratas à população...

Dr. Roberto Requião: 30% para educação... Nós chegaremos lá, com certeza... Inclusive, é muito bom também, EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO... Precisamos passar a agir preventivamente (nessa e em outras áreas)... Isso é inteligência...

                                   Copenhage: Com incentivo, povo usa a bike...