Política Pirata. Pirate Politics.

Política Pirata. Pirate Politics. Por que este blog tem esse nome estranho, 'Política Pirata'... or 'Pirate Politics'? Para estarmos atentos da enormidade do que há de pirataria na política. Afinal, é a Política que faz a mediação entre dois campos de atuação do diabo: o Dinheiro (Economia) e a Guerra...

Desterrada a justiça, que é todo o reino senão pirataria? (Santo Agostinho)

O amor antes do poder Love before power
Então o Amor com o poder Then Love with power
Para destruir o Poder sem amor.
To destroy (the) Power without love.

"The Ocean is my church and my playground."

A política e o mundo só vão mudar quando nós mudarmos por dentro, e agirmos de acordo. E isso pode ir começando hoje; pense bem... Vamos nos perguntar se o que o nosso coração sente, o que a nossa cabeça pensa, o que nossa boca fala, e o que nossas mãos fazem... é AMOR... Nossos pensamentos, palavras e ações passam pelas peneiras da VERDADE, da BONDADE e da NECESSIDADE?

"The boisterous sea of liberty is never without a wave." (Thomas Jefferson, Oct.20th, 1820)

"Ninguém pode servir a dois senhores: não podeis servir a Deus e ao dinheiro"... (Lucas 16.13; Mateus 6.24)

"Mudar o mundo, amigo Sancho, não é loucura, nem utopia... É justiça!" (Dom Quixote de la Mancha, Miguel de Cervantes)

"Uma nação que valoriza seus privilégios acima de seus princípios, está a caminho de perder ambos." (Dwight Eisenhower)

"Para encontrar a solução de um problema, é preciso - primeiro - mudar a consciência que produziu o problema." (Albert Einstein)

domingo, 1 de setembro de 2013

Comissão Nacional da Verdade em Curitiba: Teresa Urban

Teresa Urban


A Comissão Nacional da Verdade (CNV) realizou uma audiência pública em Curitiba, na Universidade Federal do Paraná. A jornalista Teresa Urban prestou seu depoimento à CNV, numa das raras ocasiões em que falou sobre as violações de Direitos Humanos que sofreu durante o período da Ditadura.

Teresa morreu aos 67 anos na noite do dia 26 de junho, em Curitiba, 7 meses após ter participado da audiência da CNV.

"O dia e meio que eu passei na Delegacia de Vigilância e Captura me ensinou mais sobre todo esse período... do que todo o resto. Eu fiquei presa na Delegacia de Vigilância e Captura com mais ou menos com umas trinta ou quarenta prostitutas; todas nuas, mantidas numa sala gelada. E ali eu descobri uma coisa que gostaria de compartilhar com vocês. Nós estávamos vivendo um período de exceção. Para elas e para grande parte da sociedade, aquilo que era a nossa exceção, era a regra. Isso me marcou profundamente".
"Esse era o tratamento que o povo brasileiro recebia no cotidiano. A minha angústia é que continuam recebendo. Eu não digo que nós não temos uma conta a acertar. É uma conta ampla, é uma conta que requer um método mais sofisticado... porque nós precisamos contextualizar cada uma dessas coisas; nós precisamos nomear, parar com esse binômio torturador-torturado; e nós precisamos localizar quem mandou, quem fez, quem responde por, quem sabia... quem financiou"...
"... E aí... todas as manhãs, eu... fumo uma cigarrilha, bebo um cigarro (na verdade, bebia Coca-Cola...) e leio um jornal: três coisas que eu não devia estar fazendo, mas que eu continuo fazendo..."...
"Dizem... dizem que Sócrates dizia que só vê o fim da guerra quem morre... Bom..., nós estamos vivos, e bem... E a guerra continua... Gente, nós temos um bom trabalho a fazer, obrigado."
Teresa Urban

Neste depoimento, que assisti na Reitoria da UFPR, ela fala também das origens históricas da tortura e dos castigos físicos, no país. Fala de pesadelos. Escravidão. Meninos mortos. Chacinas. Assassinatos. Ônibus queimados. Sequestros. Mortes sem explicação. Suspeitos mortos. Balas perdidas.

Data: 12/11/2012

Edição: Thiago Dutra Vilela (CNV)
Vinheta: Thiago Dutra Vilela (CNV)
Trilha Sonora da Vinheta: Gustavo Lyra (http://abre.ai/dayone)
Arte do canal: Paula Macedo e Isabela Miranda (CNV)
Captação de imagens e áudio: Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Saiba um pouco mais, acessando o link, com entrevista da Teresa - em 17/07/2011 - para a Gazeta do Povo:
http://www.gazetadopovo.com.br/entrevistas/conteudo.phtml?id=1147949&tit=Teresa-a-Batista